SER MÃE

Ser mãe, é algo divino sem explicação, é um sentimento muito lindo que nos invade sem limites, um sentimento eterno que nos faz virar uma protetora incondicional.É você amar alguém intensamente, mesmo sem ter visto o rostinho ou ter tocado nesse serzinho que você carrega em seu ventre e que ainda não lhe foi apresentado, mas que você já tem grande amor por ele.

Ser mãe, é você esperar nove meses por uma pessoinha, com a certeza que ela veio parta te fazer muito, muito feliz. É você vibrar há cada sorriso, há cada gesto novo que essa pessoinha virá a fazer, que para você será um momento mágico, será uma vitória para ele e para você, pois você fez parte desse instante.
Ser mãe, é você ficar admirando o sono de seu filho(a) e imaginando como será o seu futuro, e com os olhos cheio de lágrimas, você reza nesse momento para que tudo de certo em sua vida, e você sabe que essa pessoinha nem sempre vai poder estar bem protegida nos teus braços, por que em algum momento de sua vida ele terá que seguir sua vida e aprender a andar com suas próprias pernas.
Em fim! Ser mãe, é agradecer há Deus todos os dias, por ele ter dado a nós o dom divino de gerarmos o ser que nos fará a pessoa mais feliz do mundo e nós transformar nessa pessoa maravilhosa que é “mãe” palavra tão pequena com significado infinito.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PORQUÊ AMAMENTAR?


O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó).

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.

Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,

tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.

O aleitamento materno protege as crianças de:

Otites
Alergias
Vómitos
Diarreia
Pneumonias
Bronquiolites
Meningites


Outras vantagens do leite materno para o bebé:

Melhora o desenvolvimento mental do bebé;

É mais facilmente digerido;

Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce,

entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afectivo.

Actualmente, sabe-se que um vínculo afectivo sólido facilita o desenvolvimento da criança

e o seu relacionamento com as outras pessoas;

O acto de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Amamentar tem vantagens também para a mãe:
A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;
A amamentação protege do cancro da mama que surge antes da menopausa;
A amamentação protege do cancro do ovário;
A amamentação protege da osteoporose;
A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro).

As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal;

Amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar mamadeiras.

Não é necessário levantar-se de noite para preparar o mamadeiras.

Amamentar também é vantajoso para a família:

A amamentação é mais económica para a família.

Basta multiplicar o preço de uma lata de leite em pó (NAN), pelo número de latas necessárias ao longo da vida da criança;

O leite adaptado (leite em pó) é muito diferente do leite materno e a sua utilização tem riscos para o bebé:
Os leites artificiais usados habitualmente, são feitos a partir de leite de vaca. Por essa razão, o uso de leite artificial aumenta o risco de alergia ao leite de vaca.
As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infecções urinárias e sépsis.

As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as infecções referidas, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno.

As crianças alimentadas com leite artificial têm maior risco de desenvolver linfomas.

As crianças que são alimentadas com leite em pó têm maior risco de vir a sofrer de Diabetes tipo I (insulino-dependente).
As crianças que são alimentadas com leite artificial têm maior risco de sofrer obesidade na vida adulta.

As crianças alimentadas com leite em pó têm maior risco de desenvolver eczema, asma e outras manifestações de doença alérgica.


A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno[1].

3 comentários:

  1. é claro que pode seja bem vinda!e comente sempre obrigada!há e já vou seguir o teu também bjos Déia fique com DEUS SHALOM (PAZ)

    ResponderExcluir
  2. ESTOU SENTINDO FALTA DE SUAS POSTAGENS,ESPERO QUE ESTEJE TUDO BEM VÊ SE APARECE VIU!NÃO SOME NÃO BJOS FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Ola, amiga. Estou chegando a reta final e como vc viu em meu poste, estou meio desiludida, pelos motivos que la estao escritos. Mas deixa pra la. Deus e conosco. Eu vi a reportagem na Ana Maria Braga e amei. Muito interessante tudo o que se pode fazer num parto para a mulher paris com dores controladas sem muita medicaçao e intervençao. Pena que nao vou poder usufruir disso.
    *********************************************
    Gostei demais do teu poste. Eu nao sabia que os beneficios da amamentaçao eram tantos! Amamentei o meu mais velho ate os dois aninhos, e ele realmente quase nao fica doente. Uma maravilha.
    *********************************************
    Estive a ver as fotos de sua familia, nossa sua filha e linda. vai te dar trabalho. Te prepara.

    Um beijo.

    ResponderExcluir